Algumas pessoas preferem se aventurar viajando de formas além das convencionais. Ir de moto para um outro destino é uma experiência incrível, mas que pode acometer em algum incidente.
Entenda aqui como funciona o seguro viagem para motos.
Seguro viagem para moto: desde quando?
Em 1974 foi decretada a Lei do Seguro. Ela garante o pagamento obrigatório de uma taxa chamada DPVAT, também conhecida como Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.
É um seguro de trânsito que geralmente é pago junto com o IPVA e serve para preservar motoristas, passageiros e pessoas envolvidas por acaso caso ocorra algum tipo de acidente ao utilizar um veículo.
Esse seguro será responsável pelas despesas hospitalares das pessoas envolvidas, bem como a indenização aos familiares caso o acidente seja fatal.
Serve também como um seguro viagem para a moto. Porém além dessa opção, existem outras que podem trazer benefícios.
Muito além de cobertura para acidente
Se por acaso o viajante tenha um destino internacional, é importante a contratação de uma seguradora para proteger a moto em situações de acidente.
Para isso, existem empresas próprias para seguro viagem de motos que asseguram a integridade do veículo. Esse tipo de seguro é para situações como:
- Furto ou roubo;
- Acidentes naturais como trovão e incêndio;
Além disso, as coberturas podem ser chamadas de compreensivas e simplificadas.
As compreensivas, caso contratadas, vão assegurar o dono da moto de todos os eventos possíveis que podem acontecer.
Já a simplificada garante o veículo no caso de roubo ou furto.
O DPVAT é um seguro obrigatório que vai cobrir as seguintes situações:
- Invalidez;
- Morte;
- Pessoas que não estavam envolvidas no acidente propositalmente (vítima ocasional).
O DPVAT também vai ser responsável por arcar com as despesas hospitalares e médicas. Caso a pessoa venha a, infelizmente, falecer, a indenização é provida diretamente para o herdeiro ou, caso não tenha, pessoas que provem o vínculo familiar.
Além de todos esses fatores, existem alguns lugares que exigem algum tipo de seguro não só para o viajante, mas para o veículo no qual ele está se transportando.
Não só para o veículo, mas para a pessoa em si
Além de contratar um seguro viagem para a moto, é necessário que motorista também esteja preservado, pois não é só no veículo que o acidente pode acontecer.
A Real Seguro Viagem, por exemplo, é uma empresa que presta os serviços de colocar o viajante a par das melhores condições com os melhores tipos de cobertura para uma ida, estadia e volta tranquilas e sem preocupações.
Além disso ela oferece os seus serviços para além da sua localidade física, podendo o cliente contratar seu pacote de seguro pelo telefone ou pela internet.
O seguro viagem para a pessoa irá assegurá-la de vários incidentes além daqueles que envolvem o acidente com a moto. Algumas situações que necessitam de seguro podem ser as seguintes:
- Crise de doenças pré-existentes;
- Acidentes durante a prática de esportes radicais;
- Extravio ou perda das malas;
- Assistência jurídica eventual;
- Complementação do ressarcimento nos casos de acidentes que envolvem ou veículo;
- Remoção do corpo caso haja morte;
- Despesas odontológicas;
- Envio de alguém com vínculo biológico ou social (familiar ou amigo) para assistir o acometido caso necessite ficar mais tempo no hospital.
Todos esses benefícios podem ser contratados com uma empresa de seguros de viagem, como a Real Seguro Viagem, ou com alguns bancos que possuem essas vantagens para os seus clientes.
É necessário lembrar também que as vantagens devem ser bem avaliadas pelo contratante do serviço a partir de sua necessidade. Não adianta nada contratar um serviço caro sendo que não era tão preciso assim.
O pé na estrada e a cabeça despreocupada
Viajar de moto é uma das experiências mais incríveis que pode existir. Ao entender sobre um seguro viagem para moto e exigir seus direitos caso algo aconteça, a experiência se torna algo muito melhor.